A dieta Dukan já é muito conhecida por quem deseja perder peso. Porém, muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho por ela ser restritiva. Pensando nisso, Pierre Dukan, criou uma nova versão, a escada nutricional. Nela você passará por todas as fases da dieta Dukan tradicional durante a semana. O primeiro dia é como se fosse a fase ataque, proteína pura. O segundo dia é a fase cruzeiro, proteínas e legumes. O terceiro, quarto, quinto e sexto dia é como se fosse a consolidação, acrescentamos uma fruta, pão integral, queijo e carboidrato(nessa ordem). No sétimo dia, além de todos os alimentos dos dias anteriores, pode-se fazer uma refeição de gala(comendo tudo o que quiser). No oitavo dia volta-se do início, proteína pura, no dia seguinte proteína e legumes, etc. Dessa forma o emagrecimento é mais lento, mas é uma dieta mais fácil de seguir, já que não exclui por um período muito longo os alimentos que estamos acostumados a comer.
Primeiro dia: proteína pura -> Os alimentos permitidos nesse primeiro dia são os mesmos da fase ataque da dieta Dukan tradicional.
Segundo dia: proteínas e legumes -> Os alimentos liberados são os mesmos da fase cruzeiro.
Terceiro dia: proteínas, legumes e fruta
Quarto dia: proteínas, legumes, fruta e pão integral
Quinto dia: proteínas, legumes, fruta, pão integral e queijo
Sexto dia: proteínas, legumes, frutas, pão integral, queijo e carboidrato -> Nesses dias os alimentos permitidos são os mesmos da fase consolidação. A cada dia deve-se introduzir mais um tipo de alimento.
Sétimo dia: proteínas, legumes, fruta, pão integral, queijo, carboidrato e refeição de gala -> Esse último dia é como se fosse a fase estabilização, não se exclui nenhum grupo de alimentos e ainda há a refeição de gala, com tudo liberado.