Dieta de pobre: como emagrecer gastando pouco

  
Muitas pessoas desistem da dieta por achar que os alimentos são muito caros. Em algumas dietas isso é verdade, mas você pode usar estratégias que te ajudarão a emagrecer sem pesar tanto no bolso.
 
Dedicação: pode parecer bobo falar isso, mas o primeiro passo é a dedicação. Pesquisar, escolher os alimentos que cabem no seu bolso, ver o que mais se encaixa com o seu dia a dia.

Planejamento: agora que você já escolheu a linha que vai seguir, se planeje. Mantenha as guloseimas fora da lista. Deixe alimentos já cortados na geladeira, faça marmitas e se puder prepare seu cardápio semanal.

Força de vontade: ter força de vontade é essencial para manter a dieta, mesmo naqueles dias em que a gente quer jogar tudo para o alto. Emagrecer leva tempo, não adianta achar que vai perder em dias o peso adquirido em anos. Se comer algo fora do planejado não se culpe, não desista, recomece no dia seguinte.
 
O Brasil tem uma grande variedade de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras. Com eles você pode fazer sucos, saladas e uma infinidade de pratos que além de te manter nutrido, irão proporcionar emagrecimento devido as baixas calorias.
 
Lista de vegetais e frutas que costumam ser fáceis de encontrar nos supermercados e feiras brasileiras(dependendo do estado que você mora):
 
Vegetais como abóbora, abobrinha, alface,agrião, alho, batata(comum, doce, baroa), berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, chuchu, couve, couve flor, espinafre, jiló, milho, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, repolho roxo, rúcula, tomate, vagem.
 
Frutas como acerola, abacate, abacaxi, ameixa, banana, caju, caqui, carambola, coco, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, morango, pera, pêssego, tangerina, uva.
 
Essa é uma lista base e você não precisa segui-la a risca, nem ter todos esses alimentos na sua geladeira. Acrescente, sempre que puder, saladas, legumes cozidos as suas refeições, coma frutas de sobremesa e beba bastante água. Dessa forma, além do emagrecimento, você estará garantindo todos os nutrientes que seu corpo precisa.
 
O arroz e feijão não são inimigos do emagrecimento, mantenha os dois no seu dia a dia mas diminua a quantidade.
 
Proteínas geralmente são a parte mais cara da alimentação, opte por ovos, frango e cortes não muito caros. Use os laticínios com moderação, se não quiser retirar esse grupo de alimentos, dê preferência aos sem açúcar e com menos calorias. 
 
Utilize alimentos termogênicos para turbinar seu emagrecimento: café, canela, chás, gengibre, pimenta, vinagre.
 
Exercícios também são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Faça uma caminhada diária ou exercícios em casa mesmo(o youtube tem vídeos ótimos e de graça).
 
O segredo do emagrecimento é gastar mais calorias do que se come. Mantendo a alimentação balanceada, praticando exercícios regularmente e não desistindo quando sair do planejado, você conseguirá atingir seu objetivo.